quarta-feira, 20 de abril de 2011

Menu de Páscoa: Socca


Uma sugestão de Cardápio Completo de Páscoa para você!


Hoje é dia de blogagem coletiva.

Três especialistas e 'foodblogers' juntas para oferecer um menu super especial.O cardápio ficou assim:

Clau Alaminos - Entrada

Romaine Carelli - Pratos Quentes e Harmonizações

Dirlene D'Addio - Pães e Sobremesa

Veja o cardápio completo e conheça estes três deliciosos blogs!






Fiz esta receita do Ottolenghi para a entrada para um almoço de Páscoa. Yotam Ottolenghi nasceu em Israel e estabeleceu-se profissionalmente em Londres com restaurantes e take outs e escreve a coluna semanal The New Vegetarian  no jornal The Guardian.

Socca é uma receita rústica tradicional no sul da França, feita com farinha de grão de bico. Escolhi fazê-la por diferentes motivos. O primeiro porque é deliciosa mas também porque é leve (e almoço de Páscoa sempre é seguido de muito chocolate) e também porque é gluten free e vários de vocês já sabem que este é um assunto ao qual tenho dedicado bastante tempo de estudo, já que, por conta de um cliente, tenho feito alguns eventos sem glúten.

A receita é apresentada com cebolas caramelizadas e tomates assados mas os recheios podem ser os mais variados. A combinação de sabores surpreende pela sua complementaridade. Vamos à receita:



Socca Pissaladière

200g farinha de grão de bico

450 ml de água

1 1/2 colher das de sopa de azeite de oliva

1/2 tsp de sal

1 caixinha de tomates cereja

Sal e pimenta do reino

2 colheres de sopa de azeite de olival

800g de cebolas curtadas em rodelas (utilizei cebola roxa)

2 colheres de sopa de tomilho fresco picado (se não encontrar, utilize 2 colheres de chá do seco)

1/2 colher de chá de vinagre branco

Queijo de cabra em pedaços ou esfarelado (ingrediente que acrescentei por conta própria)


Modo de Preparo
1. Numa tigela mistura a farinha de grão de bico, a água, 1 1/2 colhers de sopa de azeite, 1/2 cokher de chá de sal e um pouco de pimenta do reino moída na hora. A massa deve ficar homogênea e de consistência semelhante à massa de panqueca. Cubra e deixe descansar por 2 horas.

2. Aqueça o forno a 180 grasus. Espalhe os tomates sobre uma forma pequena, tempere com sal, pimenta e azeite de oliva e asse por 25 minutos, eles ficarão semi cozidos.

3. Aqueça 2 colhers de azeite numa frigideira, coloque a cebola e o tomilho, tempere com sal e pimenta e deixe-a refogar, mexendo de vez em quando. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos. As cebolas devem ficar macias e douradas mas cuidado para não queimá-las. No final junte o vinagre , prove e corrija os temperos se necessário.

4. Coloque o forno em temperatura alta. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Pincele com um pouco de azeite e reserve. Aqueça uma frigideira pequena (aproximadamente 14 cm de diâmetro), pincele com azeite e deixe-a aquecer em fogo alto por mais ou menos 2 minutos. Reduza a chama para a temperatura média e coloque 1/2 xícara de massa, deixando-a com uma espessura de 1/2 cm. Depois de aproximadamente 2 minutos, bolhinhas começarão a aparecer e a massa ficará unida. Com uma faquinha ou espátula, descole as bordas e vire a massa com cuidado. Deixe cozinhar por mais 2 minutos e transfira a massa para uma das formas forradas. Repita a operação com o restante da massa (dá uns 5 ou 6 discos). Coloque as massas no forne e deixe-as dourar por 8 minutos. Retire do forno e reserve até a hora de utilizar.
5. Espalhe a cebola no centro da massa e, por cima, arrume os tomates e, no meu caso, o queijo de cabra. Se estiver fria, retorne o tabuleiro para o forno por mais uns minutos. Sirva morno.

Obs. Utilizo queijo de cabra da Real Capri por gostar da qualidade e do sabor. Isso não é uma propaganda porque não recebo nada para dizê-lo, é uma maneira de exaltar os bons fornecedores.