quinta-feira, 8 de julho de 2010

Gerson Mendes e seu Cooking Weekend

Meu contato com o Gerson é pelo Twitter. É sempre calmo, simpático e boa praça. Embora ele encabece o Cooking Weekend, o blog e a cozinha me parecem uma paixão familiar. Logo na primeira página encontramos fotos da Lila, do Alexandre e da Giulia, e a foto do Gerson também. Além disso, o Cooking Weekend é uma Confraria, da qual fazem parte vários chefs e amantes da boa comida.
No blog encontramos, em sua maioria, receitas de alimentos que eu chamo de "comida masculina". São carnes, peixes e molhos com personalidade. Mas de vez em quando aparecem sobremesas também.
Escolhi para fazer o Escalope ao molho holandês e, acreditem, o molho deixa o bifinho de todo dia com cara de comida de restaurante chique. Fora que o preparo é simples e rápido. Vale a pena se aventurar.
Obrigada Gerson, Lila, Alexandre e Giulia.

Escalope ao Molho Holandês
4 porções


Vejam a cremosidade do molho!!

Ingredientes:

Molho Holandês
3 gemas

100 ml de vinho branco seco

2 colheres de sopa de mostarda amarela

50 ml de azeite extra virgem

sal

pimenta do reino

salsinha picadinha


Carne
10 bifes de filé mignon (pedaços pequenos)

1 colher de sopa de molho inglês

sal

pimenta do reino


Aceita um escalopinho? Bom apetite!

Modo de Preparo:

Molho Holandês

Coloque uma caçarola em banho maria (fogo baixo) e aqueça o vinho, em seguida adicione as gemas e com um Fouet (batedor) bata sem parar até obter uma consistência cremosa. Neste ponto junte o azeite, a mostarda, o sal e a pimenta do reino a gosto e bata por mais dois minutos. Retire a caçarola do banho maria e reserve o molho em um recipiente.

Escalopes de Filé

Tempere os filés o molho inglês, sal e a pimenta do reino a gosto. Grelhe-os em uma chapa deixando-os ao ponto. Disponha em um refratário, cubra com o Molho Holandês e pulverize com a salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário