sábado, 10 de julho de 2010

Ana Franco e sua Cozinha de Ideias

Conheci a Ana num encontro de tuiteiros no Lá da Venda, um armazém, café, lojinha, restaurante e whatever da Heloísa Bacellar, lugar onde comi o melhor pão de queijo da minha vida. Estávamos num grupo animado que dava muita, mas muita risada. Foi um daqueles encontros que você sai com a sensação que precisa repetir em breve. A história da Ana é parecida com a minha, ela teve formação inicial em outra área e depois descobriu que o queria mesmo eram as panelas. Fez as malas e foi estudar Gastronomia na Austrália. Viram que chique essa minha amiga?!
A Ana tem um catering, o Ana Banana, vai começar a dar aula num curso de Gastronomia muito legal no próximo semestre, só não digo qual é porque até onde eu sei da história a contratação dela ainda era sigilosa. Além disso ela mantém um blog muito legal que se chama Cozinha de Ideias, no qual ela fala de gastronomia, cultura, consumo e diversão. Do Cozinha de Ideias eu resolvi postar as famosas Azeitonas em crosta de parmesão, que, como diz a mãe da Ana, é um petisco que chama cerveja.
Ana, este petisco fez a alegria na nossa véspera de feriado. Adoramos.
Vejam a receita:

Azeitonas em crosta de parmesão



Ingredientes


120 grs de Farinha de trigo

60 grs de Manteiga cortada em cubos

75 grs de Parmesão (da melhor qualidade que seu bolso permitir) ralado fino

1 pitada de Sal (se necessário)

Pimenta Cayena a gosto

1 ovo (adição minha, não tinha na receita da Ana, veja Dicas da Clau abaixo)

40 azeitonas sem caroço

1 Gema levemente batida com 1 colher de sopa de água

Sementes de papoula (opcional)





Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes (menos as azeitonas) no processador até obter uma massa homogênea.

Abra pedacinhos da massa na palma da mão como se fosse rechear um coxinha. Coloque a azeitona no centro e enrole formando bolinhas.

Pincele as azeitonas encapadas com a mistura de gema e água e polvilhe com sementes de papoula.

Asse em forno pré-aquecido, temperatura média (180ºC), por aproximadamente 25 minutos.

Dicas da Ana
1.O sal muitas vezes é desnecessário por conta do salgado existente no parmesão e nas azeitonas. Mas os bons queijos nunca são muito salgados, então sugiro que você prove um tiquinho da massa ainda crua pra saber se precisa de sal.

2.A pimenta cayena é bem forte mas faz toda a diferença. Use, mas com moderação.

3.Eu gosto de usar azeitonas pretas. Na verdade, gosto daquelas roxas, bem carnudas, cheias de sabor. Às vezes elas são tão grandes que é preciso cortá-las ao meio pra não acabar com uma bolota muito grande. Mas fica a seu critério, pode usar azeitonas verdes, tomate seco, o que você quiser.

4.Eu sei. Muito sem fundamento (pra não chamar de ignorância) a Anvisa proibiu a venda de sementes de papoula no Brasil. Substitua por sementes de mostarda negra ou o próprio parmesão ralado um pouco mais grosso. Controle o impulso de usar gergelim. Ele tem sabor muito marcante e eu acho que não combina bem.
 
Dicas da Clau
1. Como o me maridão é alérgico à semente de papoula, substituí por parmesão e pimenta caiena, já que ambos constavam na massa. Ficou muito bom.
2. Como o meu parmesão era bem sequinho a massa ficou parecendo uma farofa, adicionei um ovo no procesador para dar liga. Depois de assada ela ficou como massa podre, desmanchando na boca.
 
Olhem por dentro, que delicinha!!

Um comentário:

  1. Claudinha , salivei querida!!! sou totalmente alucinada por azeitonas,de todos os tipos, sem preconceito hehehehe. Assim que der vou tentar fazer esta receita,just beijocas da Madá

    ResponderExcluir