segunda-feira, 19 de julho de 2010

A canjica da minha mãe

Minha mãe não tem Twitter, nem acessa internet mas na cozinha dá um show. A especialidade dela são as "comidas de mãe". Sabe aquele feijão inigualável, a sopinha de legumes, o bolo de nada, o pudim de leite, a macarronada e....a canjica.
Liguei pra ela outro dia e pedi a receita da canjica maravilhosa e ela disse assim: como não tenho a receita escrita vou contar como faço. E eu, que não sou boba nem nada, escrevi tudo. Palavra por palavra. Agora vou reproduzir aqui o que ouvi. Em primeira pessoa mesmo. Com vocês as palavras de Dona Diva:

Canjica:



Pego 500 gr de milho para canjica e coloco de molho por uma noite inteira. Na manhã seguinte, desprezo a água do molho e coloco o milho escorrido na panela de pressão com 2 paus de canela. Depois cubro esse milho com água nova até que a água ultrapasse o milho uns quatro dedos. Após a panela comelçar a chiar, deixo por 35 minutos em fogo baixo. Desligo o fogo e, após sair a pressão, caso haja um pouquinho de água, jogo fora. Junto 1 litro de leite quente e deixo ferver sem tampar a panela. Adiciono 2 xícaras e meia de açúcar e deixo ferver até engrossar. Depois disso, junto 3 paçocas rolha esfareladas e 1 pacote de coco ralado. Deixo levantar fervura novamente e está pronta. Sirvo quentinha com um pouco de canela por cima.



O que eu posso dizer? Essa é a melhor canjica do mundo.

Quer um pouquinho? Está quentinha.

Um comentário:

  1. Socorro... rsrsrss! Esta canjica quase me matou agora! Um dos meus comfort food prediletos. Delícia Clau! Qualquer hora vou fazer a receita da sua mãe, normalmente faço aquela que vem no pacotinho da canjica rsrsrs!

    ResponderExcluir