quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lu Betenson e seu Rosmarino e outros temperos

Conheci a Lu pelo Twitter. Aliás, tenho tido a sorte de conhecer pessoas maravilhosas por lá. A Lu foi a minha primeira amiga virtual que virou real, marcamos com um grupo de nos encontrarmos num café na Vila Madalena e todo mundo furou, menos nós duas. Logo nesse primeiro encontro vi que temos muita coisa em comum, muita coisa mesmo. Até fisicamente temos alguma semelhança. Brinco com ela que se falarmos que somos irmãs qualquer um acreditará.
A Lu tem um blog, o Rosmarino e outros temperos, com a cara dela: tranquilo, alegre, afetivo que traz receitas incríveis, fala de vinhos e viagens. Assuntos que ela ama de paixão.
Escolhi para fazer o Bolo de Abóbora. Acho que sou maluca pois, se fazer a receita de alguém é uma baita responsabilidade, fazer a receita da mãe de alguém, é quase uma insanidade. Mas eu gostei tanto dessa receita da mãe da Lu que não resisti.
Lu, espero fazer justiça aos dotes culinários de sua mãe. Você é uma amiga muito, muito querida. Parece que te conheço há muito tempo.


Bolo de abóbora com coco



Bolo pronto

1 kg de abóbora para doce descascada e cortada em cubos

1 coco fresco ralado

½ kg de açúcar

10 cravos

1 pau de canela

1 col (sopa) rasa de manteiga

50 g de queijo parmesão ralado (coloquei duas colheres de sopa rasas)

6 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo

1 col (sopa) rasa de fermento em pó

5 ovos

1 xíc (café) de leite

1 xíc (café) de açúcar


Olha a cor da massa!!!



Primeiro, fazer o doce de abóbora com coco: levar à panela de pressão a abóbora, o coco ralado, o ½ kg de açúcar, o cravo e a canela. Tampar e levar ao fogo baixo. Contar 15 minutos depois que começar a ferver e então desligar. Quando o doce esfriar, tirar a canela e os cravos e bater o doce no liquidificador. Separar uma xícara de chá deste doce para a cobertura do bolo. Claro que se você acha uma 'heresia' a panela de pressão, pode preparar o doce de abóbora à sua maneira, no braço e no tacho de cobre mesmo :-)

Aquecer o forno a 180 ºC. Fazer a massa: bater na batedeira os ovos e quando estiverem branquinhos juntar a manteiga, o queijo parmesão ralado, a farinha de trigo e o fermento. Parar de bater e misturar o doce de abóbora à massa. Untar e enfarinhar uma forma redonda de 25 cm e colocar nela a massa. Levar ao forno por 30 a 40 minutos. Esperar esfriar e desenformar. Enquanto o bolo esfria, fazer a cobertura: levar ao fogo o doce de abóbora e coco separado com o leite e o restante do açúcar. Mexer até engrossar. Colocar sobre o bolo.

O bolo é cheiroso, macio, úmido e tem muito sabor de doce de abóbora. Amei.

Está servido?


Um comentário:

  1. Clau... to sem palavras :-) Fiquei muito, muito feliz mesmo com este carinho todo :-D Voce tambem eh muito querida, e foi uma das grandes surpresas que o Twitter me proporcionou. Tenho certeza que esta amizade sera cada dia mais real! E que bom que gostou do bolo querida!! Um beijo grande,
    Lu

    ResponderExcluir