sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vitor Hugo e seu Prato Fundo

O Vitor foi a primeira pessoa do mundo virtual que eu conheci pessoalmente. Ele estava em São Paulo e, como ia gastar seus ricos reais na Liberdade, convidou os amigos tuiteiros para gastar com ele.  Gostei dele logo de cara. É divertido e mais tímido pessoalmente do que nas conversas virtuais (opinião pessoal).
O Vitor tem um blog, o Prato Fundo, que eu adoro. Além de ser chique, o PF tem receitas ótimas, resenhas de livros de gastronomia e comentários sobre experimentações que o Vitor faz com novos produtos que aparecem no mercado, como um caldo industrializado que um chef famoso  faz propaganda, por exemplo.
A receita do Vitor que escolhi foi Clafoutis de mação, ameixa e pera mas, como encontrei cerejas maravilhosas nesta semana, resolvi fazê-lo dom a fruta tradicional. Vamos a ela:


Saindo do forno

Clafoutis de Cerejas (Maçã, ameixa e pera)

Ingredientes

Adaptado de Julia Child e Anthony Bourdain

4 ovos (temperatura ambiente)

1 xícara de leite (integral ou desnatado)

1/2 xícara de açúcar cristal (+ quantidade extra para polvilhar)

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

1/2 xícara de farinha de trigo

Pitada de sal (1/2 colher de chá)

Frutas sortidas: uma pera grande, uma maçã, 2 ameixas (eu usei cerejas)

Açúcar de confeiteiro para polvilhar no final


Com açúcar de confeiteiro

Modo de fazer
O forno deve estar pré-aquecido em 200-230ºC. Unte uma fôrma (porcelana) com manteiga e polvilhe com açúcar. Com as frutas devidamente higienizadas, se forem as sugeridas, descasque a pera e a maçã. A ameixa retire o caroço. Corte em fatias e distribua sobre a fôrma. (eu tirei os cabinhos e os caroços das cerejas e as arrumei na forma com a parte cortada para baixo)

Numa tigela, bata os ovos até formar espuma. Então, adicione o açúcar, sal e baunilha. Misture bem. (eu coloquei o leite aqui, acho que o Vitor pulou o leite no modo de fazer hahaha).  Por fim, coloque a farinha de trigo, e apenas mexa o necessário para misturar a farinha de trigo.

Coloque sobre as frutas. Asse por 20-30 minutos, fique de olho. Faça o teste do palito, saiu úmido para seco está pronto. É úmido de água e não massa crua, hein? Antes de servir polvilhe açúcar de confeiteiro.

O ideal é servir levemente quente com sorvete de baunilha! (Como eu não tinha, servi com chantilly)


Vamos comer?

Observação

- Ovo: ficou com uma leve lembrança de ovo. Para minimizar isso, retire a película da gema. Peneirando-as ou simplesmente puxando a película com os dedos.

- Cresce: durante o cozimento a massa “cresce” lembrando um soufflé e assim que sai do forno começa a murchar, é normal.


Vítor, ficou delicioso. A massa é suave e elástica. Vamos repetir com outras frutas. Obrigada.

Um comentário:

  1. Clau, nossa! Obrigado pelos elogios :) Agradecemos a preferência, \o/

    É, tímido eu sou. Mas deixa no próximo encontro pra tu ver… quando o assunto é comida falo mais que o homem da cobra, hahahahah

    ResponderExcluir